sábado, 4 de setembro de 2010

Os Tempos mudaram







Eu estava lendo um texto de uma amiga professora em seu blogger e discordei totalmente de sua atitude.

Para quem quiser ler o texto na íntegra:


Concordo plenamente que o professor deveria ser soberano em sala de aula, mas tenho visto muitos casos de professores que tomaram as mesmas atitude que ela tomou e depois os pais "se juntaram" e mandaram o professor para o hospital!!!
O Rio de Janeiro está mesmo um perigo!
A gente não sabe mais quem é o nosso inimigo.
É um mundo sem governo, sem educação e sem controle.
Falo da situação do meu estado e do meu país porque é o que conheço melhor, porém, procurando vídeos no You Tube para postar, me deparei com situação parecida em países como Portugal e Espanha.
E não são apenas os professores que correm risco, todos dentro de uma escola ou que com ela estejam envolvidos.










No RJ o prefeito criou o "Ônibus da Liberdade". Ônibus que levam crianças e pais aos colégios de graça.
Os pais devem estar munidos de carteirinha que é providenciada pela escola, porém, alguns insistem em trafegar sem a mesma. 
Certa vez, a monitora de um ônibus impediu uma mãe de trafegar no ônibus sem a carteira e, ao retornar, a mesma a esperava com a carteirinha e o marido que retirou a monitora de dentro do ônibus e a espancou.
Sem contar o professor que dá aulas em área de risco onde os tiroteios são freqüentes.
Eu mesma fui chamada para dar aulas em um colégio que, quando fui conhecer, estava fechado por conta de um tiroteio.
Lógico que nunca mais voltei!

Não estou passando fome para me sujeitar a tal coisa.
O salário é baixo.
Matérias como física, química, biologia e, até mesmo matemática, estão ficando sem professores, pois outras atividades pagam mais.
Os alunos estão tendo aulas com estagiários ou professores de outras áreas.
A rede pública é a mais prejudicada, mas a rede particular já está "apelando" também.
Trabalhar em banco, atendente de loja ou mesmo caixa em mercado é mais digno do que ser professor.
Conversando com um amigo, também professor, ouvi a curiosa história “das suas velhinhas” que certo dia serviam chá para o “chefe da boca”.
O professor trabalha e mora em área de risco.
Ele me contava, ironicamente, que só não o convidou para entrar porque não admitia armas dentro de sua casa e a que o sujeito portava era quase do tamanho da porta!






Algumas vezes vejo “apresentações” nos colégios onde as criancinhas dançam o “Créu”!
Está certo que o professor não pode se afastar muito da realidade dos alunos, mas isso é ridículo!
O professor tem que somar, ensinar.
Lembro de músicas antigas sendo ensinadas pelos meus professores.
Músicas como “Ronda”, “João e Maria”, “Felicidade”, entre outras.
Hoje, não é o professor quem decide e sim o aluno e quem não concordar, apanha!
Bastam ver esse último vídeo!



















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...